top of page
Congresso de negócios
ponte_edited.jpg

Programa

Seja protagonista na transformação na área dos cuidados paliativos

Nota de Boas-vindas 

O fulgurante progresso da ciência e em particular da medicina conduziu-nos a uma prática clínica tecnicista, hiperespecializada, compartimentada, mas indiscutivelmente muito eficaz. Não sendo isto indesejável, é contudo de lamentar a perda da proximidade física e afetiva ao doente, o esquecimento da medicina narrativa e do cuidado integral, a adequação e a proporcionalidade terapêutica, em suma o cuidado humanizado ao doente enquanto Pessoa única e singular.

Como escreveu o Prof. João Lobo Antunes “A prática da Medicina é uma arte baseada na ciência; o risco que corremos, é que a Ciência nos abafe a Arte…”. O desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no nosso país ao longo dos últimos 30 anos, apesar de tímido e irregular, tem indiscutivelmente contribuído para a reconciliação da Ciência com a Arte de tratar e cuidar do outro, nos momentos da sua maior fragilidade e sofrimento, promovendo o desenvolvimento de um exercício clínico benéfico, adequado, proporcional e humanizado.

Foi neste sentido, que nós, enquanto equipa de Cuidados Paliativos, consideramos ser um dever nosso contribuir para a promoção da formação, investigação e divulgação dos Cuidados Paliativos. Todos nós, profissionais de saúde, temos questões que nos inquietam, tais como, proporcionalidade terapêutica; abstenção/suspensão de terapêuticas; alimentação e hidratação artificial, técnicas invasivas, condutas éticas e legais; sobrevida e dignidade, entre muitas outras.

Perspetivamos que este congresso seja marcado por uma elevada qualidade científica, em virtude do mérito incontestável dos palestrantes convidados. Será um congresso de ciência, de partilha e de encontros entre aqueles que assistem os doentes e suas famílias, os que estudam e investigam, num esforço conjunto de aperfeiçoamento da arte de curar, tratar e cuidar de todos aqueles que necessitam, para responder com rigor e qualidade aos múltiplos desafios que marcam a vida de uma população em franco crescimento.

 

Diz-se que o caminho se faz caminhando…., nós abraçamos este desafio há já 15 anos e o facto de podermos contar convosco do nosso lado muito nos anima e revigora, por isso...

Sejam todos Muito Bem Vindos!

 

Dra. Anabela Morais

(Presidente da Comissão Organizadora do 1º Congresso Ibérico de Medicina Paliativa)

cabecalho final.PNG
  • Facebook
  • Instagram

© I congresso Ibérico de Medicina Paliativa  2025

bottom of page